segunda-feira, janeiro 29, 2007

Rodando OracleXe e JBoss

O OracleXE tem uma interface web para configuração e gerenciamento do banco de dados, rodando o servidor Jetty na porta 8080. O grande problema é que a maioria dos servidores web também rodam nesta porta, ocasionando conflitos. Se você estiver rodando o OracleXE e for tentar iniciar o JBoss, por exemplo, o JBoss não vai subir, porque a porta 8080 já está sendo utilizada pelo banco de dados. A solução, simples, é mudar a porta, ou do banco, ou do jboss.

Para mudar a porta do JBoss é muito simples:
  • Abra o arquivo server.xml no diretório %JBOSS_HOME%\server\default\deploy\jbossweb-tomcat55.sar
  • Localize as linhas abaixo e troque onde está 8080 para a porta que você deseja:
 
maxThreads="150" minSpareThreads="25" maxSpareThreads="75"
enableLookups="false" redirectPort="8443" acceptCount="100"
connectionTimeout="20000" disableUploadTimeout="true"/>


Se preferir, você pode mudar também a porta http do OracleXE:
  • Vá para o utilitário SQL Plus do Oracle: C:\oraclexe\app\oracle\product\10.2.0\server\BIN\sqlplus.exe /nolog
  • conecte pelo usuári o System: connect system@xe
  • Insira a senha do usuário Sytem;
  • Digite a sequência de comandos:
  • begin
    2 dbms_xdb.sethttpport('18080');
    3 end;
    4 /
Neste caso, estou mudando a porta para 18080. Depois, é só iniciar o JBoss e partir para o abraço.Soluções testadas e comprovadas.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Problemas com Oracle e Eclipse

Eu estava tentando estabelecer uma conexão com o banco de dados Oracle, utilizando plugins para eclipse como o
MyEclipseIDE
e o Eclipse Dali, e estava enfrentando alguns problemas.

O servidor retornava o erro "Cannot access NLS data files". O NLS ( Oracle's National Language Support ) é o mecanismo do Oracle que garante que os dados serão exibidos conforme as configurações regionais do seu país ( moeda, ordenação, calendário, etc).

Pesquisando na internet, encontrei diversas formas de corrigir o problema: a dica mais comum é corrigir a definição do NLS diretamente no registro do Windows. Mas nem isso funcionou no Eclipse. O SQL Plus e o SQL Developer acessavam perfeitamente o servidor, mas o Eclipse não acessava nem a pau.

Aí encontrei a dica preciosa: o driver jdbc mais recente da Oracle possui um bug que afeta o NLS, por isso o Eclipse não conectava. A solução é usar a versão do driver jdbc do Oracle 9i, ao invés de usar o do Oracle 10g. Baixe os drivers corretos aqui, e bom trabalho !!

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Pastores de R$ 19 milhões

Desculpa, nada contra evangélicos ( até porque eu sou um ) e a teoria da Prosperidade, mas o não consigo entender o porque de um pastor acumular R$ 19 milhões em fortuna pessoal, sendo que Jesus e seus discípulos mais próximos experimentaram a pobreza extrema. Jesus não tinha nem sequer um travesseiro para dormir, um banheiro para fazer suas necessidades fisiológicas.

Além da fortuna, é dificil compreender pra mim que um Apóstolo e uma Bispa, presidentes de uma grande igreja, podem praticar atos ilícitos como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e estelionato.

A matéria toda você pode ver aqui

Desembargador que bloqueou YouTube dá aulas em Barretos

E não é que o Sr. Enio Santarelli Zuliani, o notável desembargador que bloqueou o YouTube a favor de uma ação movida por Daniella Cicarelli, dá aulas em Barretos?

Então, o homem gosta mesmo da cidade. Ele dá aulas na Faculdade Barretos e, conforme este anuncio, ele ministra aulas no curso de Pós-graduação em Direito Empresarial.

Isso indica que estou muito próximo de ser processado, então, é melhor parar de tocar no assunto ou, no mínimo, no nome do Doutor que, por desconhecimento ou ignorância, mandou bloquear o YouTube simplesmente porcausa de um vídeo de sexo caseiro feito na praia.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Então, bloquearam o Youtube

Daniela Cicarelli resolveu dar uma "rapidinha" na praia, à vista e acesso de todos, e foi flagrada por um fotógrafo, que filmou todo o ato. Como era de se esperar, o vídeo foi parar na net, arruinando a vida da garota. Se ela quisesse privacidade, que fosse para um motel !!!

Todos tem direito de se divertir na praia, é lógico. Mas ela é mulher famosa, anda entre as celebridades da nossa nação, então, desde que decidiu ser famosa, ele deve tomar cuidados para garantir sua privacidade.

Até aí tudo bem, mas ela e seu namorado moveram uma ação e conseguiram bloquear o acesso do site YouTube no Brasil. Abriu-se um precedente perigosíssimo para a liberdade de expressão que a internet ainda possui. O nome do desinformado e censor é o Ênio Santarelli Zuliani, da 4ª desembargador da Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. O cara afirmou perigosamente que "O incidente serviu para confirmar que a Justiça poderá determinar medidas restritivas, com sucesso, contra as empresas, nacionais e estrangeiras, que desrespeitarem as decisões judiciais. Nesse contexto, o resultado foi positivo", em entrevista à Folha de São Paulo . É uma ameaça à toda a Web 2.0, que é baseada na livre distribuição e acesso de conteúdo.

Eu, como muitos, proponho um boicote à Sra. Daniela Cicarelli, que criou esta "jurisprudência". A moça faz propaganda para a Hope, você pode ligar de SP-Capital pelo telefone
(11) 2169-2200 ou pelo telefone 0800-550018 de outras partes do Brasil, e, explicando seus motivos, dizer que não comprará produtos da empresa enquanto Cicarelli for veiculada em seus comerciais.

Vale também enviar e-mails à MTV Brasileira, onde a moça trabalha, solicitando que Daniela seja demitida, e, enquanto ela estiver lá, não vai assistir a MTV. Os e-mails são:

mtv.responde@mtvbrasil.com.br
sitemtv@mtvbrasil.com.br
disk@mtvbrasil.com.br
revista@mtvbrasil.com.br
casting@mtvbrasil.com.br
gordofreakshow@mtv.com.br
jornal@mtv.com.br
tribunal@mtv.com.br
vidalog@mtv.com.br
yo@mtv.com.br

Uma ação individual não faz efeito, mas a sua se junta a 20.000 que já enviaram e-mails, e aMTV está preocupada, tanto é que já emitiu um comunicado oficial sobre o fato em seu site oficial .

A Internet faz a força.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Barretos na mídia


barretosuol
Originally uploaded by Anderson Ribeiro.
Quão grande foi minha surpresa quando abri a página do UOL e me deparei com a foto de uma rua despencada pela chuva na minha pacata cidade. Registro histórico, tratei de obter um screenshot e blogar. Afinal, não é sempre que Barretos aparece em uma chamada em um dos maiores portais brasileiros. A rua desmoronou, após aproximadamente 4h de chuva ininterrupta, em uma área nobre da cidade. Em SP, é a favela que sofre com as chuvas; aqui, quem sofre é a granfinada que se atreveu a construir suas casas sob os córregos de Barretos. O link completo você pode ver em aqui