quinta-feira, março 08, 2007

Piratas, nunca mais

Bom, dias atrás eu estava para começar um projeto em Delphi, coisa pequena, aqui em casa. Antes de começar, dei uma olhada rápida no meu bloglines e encontrei um post dizendo que a CodeGear havia disponibilizado um pacote de atualizações para o Delphi 2006, a versão que eu utilizava.

Ótimo, notícia muto boa, a versão estava com alguns bugs. Mas, como eu não disponho de R$ 10.500,00 para comprar uma licença, minha versão é pirata, crackeada com muito custo.

Baixei o pack, e ingenuamente iniciei a instalação.Instalou tudo bem, então pensei: opa, meu crack deu certo também nos updates do Delphi..humpf... quando abri o programa, tudo travado, solicitando uma chave de registro. Imagina a raiva que eu passei, além de que não pude iniciar o desenvolvimento do projeto.

Então, dado o acesso de raiva que eu tive, decidi:

- nada de piratas: desenvolvimento é com Java no Eclipse, e, para projetos pequenos, Ruby on Rails, também no Eclipse, usando o RadRails.
- Banco de dados é Firebird, PostgreSql, ou, no máximo, OracleXE
- Windows? bom.. o meu ainda é pirata, mas meu próximo micro virá com Windows original, com certeza.
- Office - bom, este ainda compensa .. as ferramentas que existem por aí são sofríveis.
- Desenvolvimento de páginas htm/xhtml/css não mais com o Dreamweaver ou HomeSite, agora é com o Aptana.

Como você vê,para desenvolver, há ferramentas gratuitas, open-source ou não, que barateiam e muito o custo de desenvolvimento, sem deixar nada a desejar para as caras e pagas ferramentas.

2 comentários:

Anônimo disse...

>>sem deixar nada a desejar para as >>caras e pagas ferramentas.


As ferramentas openosurce muitas deixam deseja para pagas,se quiser gastar dinherio voce terá mais, pode ter ser que resultado seja melhor do que realizada com ferramentas pagas.

Anderson Ribeiro disse...

Nenhuma ferramenta opensource deixa a desejar frente ao Delphi, por exemplo. A CodeGerar/Borland, nos últimos 3 ou 4 anos só pisaram na bola.. versões cheias de bugs, ferramentas que sumiram (quickreport), incompatibilidades entre versões, etc...

Muita gente pagou R$10.000,00 por uma ferramenta que simplesmente não funcionava, e que demorou muito para funcionar ( só este ano, depois de vários service packs, que o Delphi 2007 está começando a ficar estável).

Tanto é que, a versão mais utilizada hoje é a Delphi 7, uma versão antes de todas as trapalhadas da Borland/Codegear.