terça-feira, fevereiro 19, 2008

OpenID: enfim, uma solução para autenticação

Orkut, Msn, GMail, Yahoo, Provedor de Internet.. enfim, são tantos que você tem que usar um "Gerenciador de Senhas" para lembrá-los de tudo.

Há 10 anos atrás tinhamos no máximo uma ou duas senhas. Hoje, podemos ter dezenas delas. A típica janela solicitando login e senha já faz parte da nossa vida, e não vai nos deixar tão cedo.

A biometria surgiu para substituir as senhas em ambientes críticos, e foi uma ótima solução para isso. Mas é uma solução cara e só é possível utilizá-la onde a presença física é necessária para a autenticação.

Um outro esforço para eliminar o número de logins e senhas é uma iniciativa conjunta de diversas emprsesas denominado OpenID. Com o OpenID, você tem um login único, onde pode autenticar-se em diversos sites. Ambos vão compartilhar da mesma OpenID. Uma solução prática, que está ganhando força e deve se tornar o padrão de autenticação na web, graças a Deus.

O funcionamento é simples: você escolhe um provedor de OpenID (existem vários, todos free ) , cadastra-se e ele vai te fornecer um endereço OpenID.

Mais detalhes no site http://openid.net/

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.