quinta-feira, janeiro 25, 2007

Problemas com Oracle e Eclipse

Eu estava tentando estabelecer uma conexão com o banco de dados Oracle, utilizando plugins para eclipse como o
MyEclipseIDE
e o Eclipse Dali, e estava enfrentando alguns problemas.

O servidor retornava o erro "Cannot access NLS data files". O NLS ( Oracle's National Language Support ) é o mecanismo do Oracle que garante que os dados serão exibidos conforme as configurações regionais do seu país ( moeda, ordenação, calendário, etc).

Pesquisando na internet, encontrei diversas formas de corrigir o problema: a dica mais comum é corrigir a definição do NLS diretamente no registro do Windows. Mas nem isso funcionou no Eclipse. O SQL Plus e o SQL Developer acessavam perfeitamente o servidor, mas o Eclipse não acessava nem a pau.

Aí encontrei a dica preciosa: o driver jdbc mais recente da Oracle possui um bug que afeta o NLS, por isso o Eclipse não conectava. A solução é usar a versão do driver jdbc do Oracle 9i, ao invés de usar o do Oracle 10g. Baixe os drivers corretos aqui, e bom trabalho !!

Um comentário:

Unknown disse...

Putz! Era só usar o driver antigo!

Sofri... Desinstalei o OracleXE, reinstalei. Verifiquei todas as variáveis de ambiente do Oracle. Até comecei a debugar o MyEclipse... Fiz o que o suporte do MyEclipse pede no fórum http://www.myeclipseide.com/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&p=66013 ...

E depois de dois dias e graças a você, era só mudar o .jar pra versão anterior.

Nem preciso dizer o quanto sou grato.